O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo com mais de cem anos de tradição. Um dos grandes centros de pesquisas do…
Responsável pela conversão de metade da energia gerada em Itaipu, a Subestação Furnas Ibiúna, localizada no interior de São Paulo, é monitorada pela Treetech, com um rede de sensores integrada pelo sistema Sigma. Esta forma de monitoração on-line permite o levantamento de dados sobre os equipamentos da subestação, bem como de diagnósticos e prognósticos, além de garantir antecedência na detecção de eventuais problemas.
O antigo sistema mecânico para detecção de falhas em Ibiúna foi substituído pelo sistema digital Treetech. A novidade do projeto foi a utilização de uma arquitetura descentralizada, isto é, os sensores inteligentes instalados (monitoramento de bucha, monitoramento de temperatura do óleo e enrolamentos, por exemplo) são autônomos e permitem a tomada de decisões visando ao controle e à proteção dos transformadores.
Confira o vídeo acima com mais detalhes do projeto.