O sistema de paralelismo de transformadores de potência equipados com comutadores de derivação em carga tradicionalmente é realizado por um painel eletromecânico, com indicação analógica de Tap e mudança de Tap manual. Este…
Em busca do aumento da qualidade dos produtos e da capacidade da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), que atualmente responde por 12% da produção nacional de derivados de petróleo, a Petrobras destinou U$$ 5,4 bilhões para o processo de ampliação e modernização entre os anos de 2008 e 2011.
As novas instalações irão produzir coque de petróleo, gasolina e diesel, gás de cozinha, propeno e hexano, além de aumentar em 10% a capacidade de produção.
A modernização prevê uma série de melhorias, como a construção de três caldeiras a vapor, um centro integrado de controle, novas subestações para transmissão de energia elétrica e de tratamento de efluentes, além de cinco unidades de produção principais, dentre as quais uma para a produção de propeno e outra para coque.
Para alimentar as Unidades de Produção de Propeno, a Repar adquiriu da ABB o fornecimento de uma subestação, composta por quatro transformadores de 69/13,8 kV. Os transformadores são WEG e o sistema de monitoração será integralmente fornecido pela Treetech. Ele consiste em solução completa de comando, supervisão, sensoriamento e monitoramento on-line do transformador utilizando o Sigma4net™. Assim, ao garantir o fornecimento de energia com qualidade e confiabilidade, a Treetech, por meio de seus sistemas, também contribuirá para que a Repar viabilize, com maior segurança, o processo de adequação do combustível às mais avançadas legislações internacionais.
Este foi o primeiro sistema de monitoramento para transformadores adquiridos pela Petrobras. Ele utiliza arquitetura descentralizada constituída de sensores (IEDs) para aquisição de dados e o software Sigma4net™ para monitoramento on-line de ativos. “A aquisição foi feita visando o aumento da eficiência e confiabilidade no fornecimento de energia para a nova unidade e a continuidade do processo de produção”, comenta o analista de sistemas da Treetech Sistemas Digitais, Luis Lopes.
De acordo com o coordenador comercial da empresa, Márcio Costa, o sistema permite integrar o monitoramento dos transformadores de duas subestações em uma única plataforma on-line e conectada à intranet da Repar. Além disso, por ser dotado do software Sigma4net™, é capaz de monitorar dois projetos em épocas e plantas distintas. Finalmente, o coordenador destaca que os transformadores adquiridos pela WEG já possuem 80% de sensores da Treetech. “Apenas foi necessária a aquisição de alguns sensores para atender as especificações da Repar”, completa Márcio Costa.
O analista de sistemas Luis Lopes ressalta a importância do projeto para a Repar, iniciado pela Treetech em janeiro de 2008 e concluído em setembro de 2009. “Para nós, realizar um projeto junto à Petrobras é de extrema importância. Atender a uma empresa com rígidas especificações é um desafio conquistado pelo trabalho e qualidade de nossos colaboradores, equipamentos e serviços”.
Abaixo, a relação de equipamentos e soluções promovidas pela Treetech:
- Monitoração de 4 transformadores (2 – 42 MVA e 2 – 13 MVA) de 69 kV na SE 5143 de distribuição (projeto ABB x WEG).
- Utilização de rede de comunicação RS 485 .
- A possibilidade de acompanhar em tempo real e de forma on-line o estado de operação dos transformadores da subestação da Repar.
- Treinamento sobre todo o sistema para os operadores e agentes de manutenção envolvidos no projeto.
A Treetech também forneceu sensores (IEDs) instalados nos transformadores e na sala de controle:
- TM1 (Monitor de Temperatura)
- AVR (Reguladores de Tensão)
- BM (Monitor de Buchas)
- Sensor de gás
- SPS (Supervisor de Paralelismo)
- DM2 (Módulo de Aquisição de Dados)
- MBR (Ruptura de Membrana/Bolsa)
- DTM (Monitor de Temperatura)
- DM1 (Módulo de Aquisição de Dados)
- MO (Monitor de Umidade)
- COMM-03 (Módulo de Comunicação)
- Software Sigma4net™ para diagnósticos e prognósticos das condições operativas dos transformadores da subestação.
Algumas das funcionalidades do software:
- Acesso seguro via browser comercial;
- Visualização on-line;
- Banco de dados, relatórios gráficos e em tabelas;
- Digitalização das principais medições dos sensores instalados no transformador;
- Módulo de Manutenção da Refrigeração;
- Módulo de Gradiente Final para previsão de temperaturas futuras;
- Módulo de Manutenção do OLTC;
- Sistema de indicação de alarmes;
- Outras funções de TI.
Da relação de serviços constam:
- Instalação e configuração do servidor;
- Instalação e configuração do software;
- Plano de inspeção e testes durante a implementação do sistema;
- Treinamento de operação e manutenção do software para os operadores da subestação.