O sistema de paralelismo de transformadores de potência equipados com comutadores de derivação em carga tradicionalmente é realizado por um painel eletromecânico, com indicação analógica de Tap e mudança de Tap manual. Este…
A Bandeirante Energia S.A é uma das principais distribuidoras de energia do país, responsável pelo abastecimento de 28 municípios do Estado de São Paulo, atendendo a 4 milhões de consumidores em uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil.
Para prover a continuidade no sistema e melhorar cada vez mais a qualidade da energia entregue a seus consumidores, a Bandeirante encomendou da ABB, uma das maiores fabricantes de equipamentos de energia do mundo, uma subestação Móvel de 138 / 13,8 kV 17 MVA.
Uma Subestação Móvel é basicamente um conjunto de equipamentos que de forma autônoma formam uma base de transformação, e são montadas inteiramente sobre um semi-reboque. Dessa maneira, torna-se possível atender e suprir com maior agilidade:
- paradas para manutenção preventiva;
- emergências ou eventos;
- trabalhos na rede de energia;
- demanda de energia durante a fase de planejamento ou construção de subestações convencionais;
- aumento de carga de subestações existentes;
- cargas sazonais ou temporárias;
- substituição de transformadores da subestação convencional;
O transformador saiu de fábrica com os sensores (IEDs) da Treetech, o que facilitou a instalação do software de digitalização Smart Trafo, que permite a Bandeirante supervisionar on-line as medições de forma remota, acessar o banco de dados históricos e controlar remotamente estes equipamentos.
A flexibilidade do Smart Trafo permitiu que fossem atendidas as necessidades específicas da Bandeirante, tais como a integração com o COS (Centro de Operação do Sistema) através do protocolo DNP 3.0 e o acesso remoto por meio da intranet da empresa, utilizando um navegador padrão. Por estas razões o departamento de subestações da ABB elegeu o Smart Trafo a solução ideal para esta aplicação.
Fornecimento Treetech
1. Sensores (IEDs), para o projeto de comando e controle realizado pela ABB.
- Monitores de temperatura – TM1 e TM2;
- Relé regulador de tensão – RT;
- Indicador de posição – PI;
- Módulos de aquisição de dados e controle DM;
- Conversor ADAM RS 485 – RS 232;
- Servidor industrial 2U, com processador de 800 MHz, HD 20 GB e 128 MB de memória SDRAM;
2. Software de Digitalização Smart trafo para o transformador.
- Digitalização das principais grandezas medidas pelos sensores TM1, TM2, RT, PI e DM;
3. Serviços:
- Instalação e configuração do servidor;
- Instalação e configuração do software;
- Plano de inspeção e testes durante a implementação do sistema;
- Treinamento de operação do software para os operadores da subestação.
Destaques do projeto
Primeira subestação móvel com transformador trifásico de 138 / 13,8 kV 17 MVA com sistema de digitalização através da comunicação serial RS 485 – 232 e sinalizador do funcionamento do sistema Smart Trafo. Os usuários têm total controle do software, e podem parametrizar os sensores instalados no painel do transformador, desde que suas senhas assim os permitir, ou ainda gerar relatórios e gráficos das medições armazenados em banco de dados ou exportá-los para um arquivo de texto. Basta apenas que o usuário conecte seu laptop na Ethernet da subestação móvel para acessarem todos os recursos oferecidos pelo Smart Trafo.