Skip to content
Smart Solutions for Smart Grids

O CIGRE tem a capacidade de reunir especialistas e promover os eventos mais importantes do setor elétrico, onde as questões relevantes são debatidas e todo tipo de solução e oportunidade pode ser encontrada.

A Paris Session 2022 reúne a melhor produção dos comitês nacionais do CIGRE e a apresenta em um palco internacional, permitindo integração de conhecimento e pessoas como nenhum outro evento no mundo.

Sendo uma vitrine para o estado da arte no setor elétrico, nos permite promover o Brasil como centro de excelência em engenharia e inovação, pavimentando o caminho para que empresas e profissionais brasileiros se desenvolvam e encontrem oportunidades de crescimento nacional e internacional.

Na Paris Session 2022 o Brasil apresentou 51 artigos e enviou uma comitiva de 95 delegados registrados, a 4ª maior no evento, com contribuições notáveis como:

  • O trabalho do presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros, “Evolution and Changes of the Electricity Market to Integrate DER in Brazilian Power System”, que abordou a complexidade dos desafios causados pelo mix crescente de recursos energéticos distribuídos, com consequências como a integração massiva de recursos de armazenamento e os impactos na expansão, operação e regulação do sistema elétrico brasileiro. Questões muito atuais e de alta relevância para os sistemas elétricos de todos os países que integram energias renováveis.
  • Keynote do diretor técnico Iony Patriota, cujo amplo conhecimento contribuiu com a criação de diversos artigos apresentados, apresentou o tema “Brazil: an Overview of Technical and Regulatory Aspects of National Cybersecurity”. O tema preocupa companhias elétricas em todo o mundo devido à crescente digitalização de seus sistemas, visto que, ao passo que se obtém ganhos operacionais, aumenta também a susceptibilidade aos ataques cibernéticos.
  • Trabalhos da NGN – Next Generation Network, que tem como intuito tornar bem-sucedida a inserção de profissionais e estudantes em início de carreira na indústria de sistemas de energia, fornecendo recursos técnicos e oportunidades de networking para desenvolvimento pessoal e técnico, garantindo, desse modo, que os interesses dos novos membros sejam representados, tanto para seu próprio benefício quanto para a sustentabilidade futura do CIGRE-Brasil.

Através da Radice, participei direta e indiretamente da criação de três dos artigos brasileiros, e tive a satisfação de apresentá-los junto com o Dr. Marcos Alves:

  • “Data Science and AI for On-line Diagnosis of Rotating Machines from Pre-existing Sensors, with applications in Hydro Generators and Wind Generators”: Uma abordagem prática onde foram aplicadas técnicas de Data Science para predizer falhas em geradores a partir de medições de sensores de fábrica.
  • “Application of Machine Learning and Anomaly Detection for On-line Defect Identification in Wall Bushings in HVDC Systems”: Mostra como conseguimos, mesmo na ausência do comportamento trifásico habitual, monitorar buchas HVDC, presentes sempre em pontos críticos do sistema.
  • “Application of Artificial Intelligence Tools for Optimized Maintenance Scheduling based on Asset Management Concepts”: Aproveitando o melhor da tecnologia da informação e sensoriamento, o método permite à administração da concessionária otimizar o agendamento das ordens de serviço propiciando melhor aproveitamento do orçamento da empresa ao mesmo tempo que mantém o risco da operação sob controle.

Os artigos apresentados são consequência de pesquisa e desenvolvimento complexos, realizados por equipes multidisciplinares, incluindo diversos cigreanos como Marcos Alves, Daniel Carrijo, Gilberto Amorim, Rafael Fehlberg, Renan Ferreira, Iony Patriota e Sergio Frontin, e ainda engenheiros de empresas associadas ao CIGRE-Brasil como Mário Luiz Pereira Alves, Fernando Alves Ribeiro, Priscila Maria Barra Ferreira, George André Marques Lacerda e Denis Pedro do Nascimento de Furnas Centrais Elétricas.

Com técnicas de Data Science aplicadas à energias renováveis, HVDC e a administração de concessionárias, mostramos a versatilidade dessa tecnologia para um público internacional altamente qualificado, atraindo a atenção de concessionárias e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, como ENEL (Itália, Brasil), TenneT (Alemanha), SP Energy Networks (Reino Unido), ATCO Electric (Canadá), Technische Universiteit Delft (Holanda) entre outras.

A troca de experiências e a visibilidade que um evento como este proporciona aos envolvidos evidencia o valor do CIGRE-Brasil e inspira mais pessoas a contribuir com o crescimento e perpetuação deste ativo tão importante do setor elétrico.

Att,

Daniel Pedrosa Santos
CEO Treetech Tecnologia
Conselheiro Industrial Suplente do CIGRE-Brasil

Treetech Tecnologia
Rua José Alvim 112
Atibaia – SP
Cep 12940–750

Tel +55 (11) 2410 1190

Cel +55 (11) 98775 0708

OUTLET

Back To Top